top of page

Sistema solar TRAPPIST-1 abriga maior quantidade de planetas em zona habitável

Hoje (22/02/2017) a NASA fez uma conferência para falar sobre descobertas envolvendo exoplanetas de um novo sistema solar o TRAPPIST-1. Venham conferir o que os pesquisadores tem a falar sobre o assunto.

Segundo os pesquisadores envolvidos, há 7 planetas do tamanho da Terra orbitando seu "sol". Dentre estes planetas, 3 deles estão na chamada zona habitável (verde), na qual pode haver água líquida.

A estrela na qual estes planetas orbitam é bem menor do que o sol, porem, os planetas estão bem mas próximos desta estrela do que os planetas do sistema solar estão do Sol. Assim, os planetas da zona habitável demoram cerca de 3-5 dias para dar uma volta completa em torno de sua estrela.

A distância entre estes planetas é um pouco maior que a distância entre a Terra e a Lua, e a distância entre o planeta "E" e sua estrela é 5% a distância entre a Terra e o Sol, então podemos imaginar uma vista como essa abaixo. Incrível não?

Medindo a luz que é bloqueada quando os planetas passam pela frente de sua estrela, os pesquisadores puderam medir diversas de suas propriedades, como por exemplo o tamanho, a quantidade de radiação que recebem, a distância de sua estrela e o tempo que o planeta demora para dar uma volta completa ao redor dela.

Falando um pouco mais especificamente dos planetas habitáveis, o planeta E tem o mesmo tamanho da Terra e recebe a mesma quantidade de luz, o planeta F também tem o mesmo tamanho da Terra e, surpreendentemente acredita-se ser potencialmente rico em água. Já o planeta G é o maior planeta do sistema, sendo 13% maior do que a Terra e recebe um pouco menos de luz que Marte.

Segundo os pesquisadores, não há indícios de que existem luas orbitando estes planetas, e seria estranho se houvesse dada a proximidade entre eles e com seu sol. Desta maneira, a gravidade dos outros planetas seriam as responsáveis pelas marés de cada um, se realmente houver água neles.

Para chegarmos até estes planetas, se pudêssemos viajar na velocidade da luz, demoraríamos cerca de 39 anos. Então viagens espaciais até o sistema TRAPPIST-1 ainda estão um pouco distantes, porem os pesquisadores são capazes de estuda-los através de imensos telescópios e estimam que dentro de 5 anos terão informações mais precisas sobre a atmosfera destes planetas.

A descoberta desse sistema é um passo importante para a ciência pois é a primeira vez que foi descoberto tantos planetas semelhantes a Terra em um único sistema. Além disso, esta é uma ótima oportunidade para se estudar a atmosfera destes planetas.

O que vocês acharam desta descoberta? Estamos um passo mais próximo de encontrar um planeta em que um dia possamos habitar. Comentem a opinião de vocês e contemplem este magnífico poster do sistema TRAPPIST-1 elaborado pela NASA.

Siganos no Facebook e no Twitter!
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
Recent Posts
bottom of page