top of page

Genômica evolutiva: “Como a genômica revolucionou os estudos sobre evolução humana”

  • Arthur Casulli de Oliveira
  • 12 de abr. de 2017
  • 3 min de leitura

A evolução humana talvez seja um dos assuntos que mais instiga o pensamento das pessoas. Saber de onde surgimos, por onde passamos e aonde chegaremos faz parte do conjunto das maiores questões da humanidade. O estudo da evolução humana engloba diversas áreas do conhecimento: paleontologia, antropologia, primatologia e genética/genômica são apenas alguns exemplos das áreas que buscam entender a história humana desde seus primórdios. A entrada da genética e da genômica no estudo sobre a evolução humana revolucionou sua compreensão e abriu portas para diversos achados muito interessantes que nos fez abrir os olhos e nos ajudou a entender nosso lugar no mundo.


http://planete.gaia.free.fr/animal/homme/evol/neandertal.nous.html

O começo de tudo

Tudo começou com o Projeto Genoma Humano, que reuniu pesquisadores do mundo inteiro na tentativa sequenciar o genoma humano por completo. Este projeto reuniu mais de 5.000 pesquisadores e custou cerca de 3 milhões de dólares!!! Iniciado em 1990, teve sua finalização com uma comemoração na casa branca em 2000, onde foi anunciado que o genoma humano fora sequenciado.



O balde água fria

O primeiro ponto interessante foi que os pesquisadores identificaram cerca de 20.000 genes codificadores de proteína. Isso foi o primeiro grande balde de água fria para as pessoas pois este era o número aproximado de genes que já havia sido caracterizado para outras espécies, como a mosca da fruta. Assim, esperava-se que como nós humanos éramos seres mais complexos e erroneamente classificados como mais desenvolvidos, os pesquisadores acreditavam que encontrariam pelo menos 100.000 genes. Além do mais, com o avanço da tecnologia de sequenciamento e a imensa queda no preço (de milhões de dólares para cerca de 1.000) o sequenciamento de diversas outras espécies mostrou que nosso genoma não era nem de longe o maior deles. Há genomas de plantas extremamente mais longos. Inclusive, não somos nem a espécie de vertebrado com maior genoma. Isso fez as pessoas pararem para pensar que talvez não sejamos tão especiais quanto achávamos que seríamos e que estamos mais em uma espécie de esfera da vida do que no topo de uma pirâmide.





Tamanho do genoma de diversas espécies

Nossos irmãos primatas

Outra característica interessante que foi observada quando genomas de mais e mais espécies foram sequenciadas foi que estes genomas são extremamente semelhantes. Para vocês terem uma noção, o genoma dos primatas Chimpanzé e Bonobo são 99% iguais ao nosso. Além do mais, descobriram que o genoma do chimpanzé é mais parecido com o nosso do que com o do gorila! Apesar da maior semelhança entre estas duas espécies.




Os hominídeos do passado

Muito provavelmente vocês já ouviram falar dos homens neandertais certo? Agora vocês sabiam que os pesquisadores conseguiram coletar fósseis com material biológico conservado e sequenciar seu genoma também?? Esse talvez tenha sido o achado mais interessante até agora pois, graças a isso descobrimos que os humanos e os neandertais não só conviveram junto durante algum tempo como eles também se reproduziram e deixaram descentes!! E mais ainda, VOCÊ muito provavelmente tem um longínquo antepassado neandertal! Com o sequenciamento do genoma de neandertal descobrimos que cerca de 1 a 3% do nosso genoma é composto por DNA de neandertal e isso trouxe grandes consequências para nós tanto no passado quanto no presente!



As outras descobertas

A genética e a genômica trouxeram muitos outros avanços sobre o entendimento da evolução humana! Por exemplo, apesar de os humanos e os neandertais se reproduzirem, os neandertais machos tinham muita dificuldade de se reproduzir com humanas fêmeas, o que já não acontecia quando o casal se invertia. Além do mais outra espécie de hominídeo, os denisova também coabitaram e se reproduziram tanto com os humanos quanto com os neandertais.


Outro projeto chamado de Projeto dos 1.000 genomas sequenciou o genoma demais de 1.000 pessoas ao longo do planeta, das mais diversas culturas e localidades e seus resultados trouxeram possibilidades incríveis para a compreensão das nossas diferenças, semelhanças e avanço da medicina. Por exemplo, você acha que os humanos deveriam ser subdivididos em raças? Nós da Biohazard já demos nossa opinião sobre o assunto, mas o que a genética tem a dizer sobre isso?


Ficou interessado sobre o tema? Gostaria de saber mais sobre estas e outras descobertas e sobre quais são as consequências que a reprodução com os neandertais trouxe para nós atualmente e por que ela foi essencial para nossa sobrevivência no passado?


Então comente aqui no post ou mande uma mensagem inbox no facebook que terei o prazer de repassar a aula COMPLETA que dei durante o curso explicando de maneira clara e simples TODAS as descobertas que a genética e a genômica trouxeram. Como um bônus extra, vocês verão também como algumas pessoas acham que os humanos serão no futuro e o que as pesquisas realmente mostram. Será que nós conseguimos driblar a Evolução e a Seleção Natural com a nossa tecnologia?


Aguardo a mensagem de vocês para que possamos discutir sobre o assunto!

Comments


Siganos no Facebook e no Twitter!
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
Recent Posts
bottom of page